Social Icons

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Ensaio sobre a cegueira - José Saramago


 http://imagizer.imageshack.us/v2/320x240q90/716/jip8.jpg

Ensaio sobre a cegueira


Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma "treva branca" que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O "Ensaio sobre a cegueira" é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti. Cada leitor viverá uma experiência imaginativa única. Num ponto onde se cruzam literatura e sabedoria, José Saramago nos obriga a parar, fechar os olhos e ver. Recuperar a lucidez, resgatar o afeto: essas são as tarefas do escritor e de cada leitor, diante da pressão dos tempos e do que se perdeu: "uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos".

*******

Já li esse livro algumas vezes, umas  por lazer, outras por obrigações acadêmicas, em momentos e tempos diferentes da minha vida. Em cada uma dessas releituras encontrei um significado e uma forma diferente de "enxergar" a cegueira branca . É um livro que nos leva à reflexão. Senti-me dentro de um experimento empírico.

Esta obra inspirou um espetáculo teatral, dirigido por Patrícia Zampiroli na Casa de Cultura Laura Alvim.  O diretor Fernando Meirelles converteu esse livro para as telas do cinema, em uma produção do Brasil, Japão e Canadá, protagonizada por Mark Ruffalo, Julianne Moore, Gael García Bernal e pela brasileira Alice Braga.

\


Fonte: Skoob

Postado por Bel

Nenhum comentário :

Postar um comentário

CAROS LEITORES:
ESTE ESPAÇO DESTINA-SE APENAS A COMENTÁRIOS SOBRE POSTAGENS.

EQUIPE CLC

Papo de Leitor (a)

Regras do Chat