Social Icons

quinta-feira, 1 de setembro de 2016

24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo



 https://1.bp.blogspot.com/-Tr2Pnf44tpw/V8OLG9qehRI/AAAAAAAAb8I/3tpyXUFXCak2r0_PsBBkb9SCB4YcNnC8ACLcB/s1600/biena%25C3%25A7sp.png

Sobre a Bienal


A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acontecerá de 26/Agosto a 04/Setembro de 2016 no Pavilhão de Exposições do Anhembi. 
O evento é palco para o encontro das principais editoras, livrarias e distribuidoras do país, cerca de 480 marcas apresentando seus mais importantes lançamentos para aproximadamente 700 mil visitantes em um espaço total de 60 mil m². 
Além da grande oferta de livros, a Bienal do Livro ainda conta com uma programação cultural abrangente, mesclando literatura, gastronomia, cultura, negócios e muita diversão!

Voltada ao público jovem, a Arena Cultural promoverá encontros com best-sellers e youtubers. Já o Salão de Ideias é para o público que quer acompanhar "discussões atuais e de amplo interesse com escritores, pensadores e artistas, abordando temas de relevância social e cultural", informa o material de divulgação. 

Haverá também o Espaço Mauricio de Sousa, para crianças e com exposição em homenagem aos 80 anos do criador da Turma da Mônica. Além disso, pela quarta Bienal seguida, o espaço Cozinhando com Palavras juntará gastronomia e literatura. Outros dois destaques são o Espaço Cordel e Repente, dedicado ao gênero da literatura regional do nordeste, e o Espaço Ignácio de Loyola Brandão, com debates sobre direitos autorais, políticas públicas e mercado editorial.


Local e data e Ingressos


De 26 de Agosto a 04 de Setembro de 2016 
Pavilhão de Exposições do Anhembi 
Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana 
CEP 02012-021 São Paulo - SP 

Horário de Visitação: 
Segunda à sexta-feira, das 9h às 22h (com entrada até as 21h)
Sábados e domingos, das 10h às 22h (com entrada até as 21h) 
Dia 4 de Setembro, das 10h às 21h (com entrada até às 19h)

Ingressos: R$ 20 (visitas de segunda a quinta-feira) e R$ 25 (visitas de sexta-feira a domingo) 

Onde comprar: site da Tickets For Fun (clique aqui) e em pontos de venda (clique aqui para ver os endereços

* Menores de 12 anos e maiores de 60 anos não pagam ingresso.


Programação



.Arena Cultural 

Autores de best-sellers brasileiros e estrangeiros participam de sessões de bate-papo e de palestras. Dentre os internacionais, estão Ava Dellaira, Jennifer Niven, Amy Ewing, Rarryn Fisher e Mac Barnet. Dentre os nacionais, estão Mauricio de Sousa, Leandro Karnal, Mário Sérgio Cortella e os youtubers Kéfera Buchmann, Jout Jout e Lucas Rangel. 

Outros confirmados pela organização são: Leonardo Boff, Luiz Felipe Pondé, Iberê Thenório, Mariana Fulfaro, Jen Sterling, Isabela Freitas, Carina Rissi, Pam Gonçalvez, Bruno Gouveia, Maju Trindade, Malena, Lucas Lira, Becky Albertalli, Bel e Fram, Megam Mawell, Raphael Draccon, Carolina Munhoz, ManyCandy, Chris Melo, PC Siqueira, Alexandre Matias, Thalita Rebouças, Paula Pimenta, Bruna Viera, BabiBabi Dewet e RezendeEvil. 


.Salão de ideias 

No material de divulgação, o espaço terá "discussões atuais com questões de relevância social e literatura". A curadoria é da CBL, do Sesc e do Itaú Cultural. Participam o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila, a jornalista Miriam Leitão, a escritora e historiadora May Del Priore, a historiadora e feminista Margareth Rago, o antropólogo Roberto Damatta, a ilustradora alemã Stefanie Harjes, o economista Ladislaw Dowbor e o filósofo Oswaldo Giacoia Junior. 

Outros confirmados são: Ignácio de Loyola Brandão, Kim Doria, Braulio Tavares, Julio Medaglia, Angela Lago, Sergio Amadeu de Oliveira, Conceição Evaristo, Jessé de Souza, Wharrysson Lacerda, Luiz Bagolin, Tarcila Lucena, Vitor Caffagi, Alexandre Martins Fontes, Isabel Gretel María Eres Fernández, Dolores Prades, Paulo Markun, Arlene Clemesha, Reginaldo Nasser, Heródoto Barbeiro, Stefan Cunha Ujvari, Denise Bernizzi de Sant'Ana e Bruno Paes Manso.


.Cozinhando com Palavras.

Novamente com curadoria do chef André Boccato, o espaço promove livros de gastronomia e debates sobre literatura, comida e cultura. A proposta é a mesma das edições de 2010 e 2012 da Bienal. Também foi levada à Feira de Frankfurt em 2013. 

Dentre os participantes convidados agora, estão o colombiano Dagoberto Torres, Mauricio Schuartz, Jefferson Rueda, Morena Leite, Angelo Sabatino Perrella, Myriam Castanheira Perrella, Luiz Farias, PAtrícia Souto Maior, Raul Lody, Stevan Paul, Carlos Ribeiro, Tereza Paim, Paulo Machado, Ana Rita Dantas Suassuna, Alexandre Staut e Arcelia Gallardo. 


.Espaço Infantil Mauricio de Sousa 

Estão previstas atividades para crianças, como parede de escalada, teatro de fantoches e brincadeiras de colorir. A exposição Maurio 80', em homenagem ao criador da Turma da Mônica, relembrará a trajetória do artista. 
 

.Espaço Cordel e Repente da Câmara Cearense do Livro 

Participam Paulo Araújo, que está na trilha da novela "Velho Chico", Edmara Barbosa, Klevisson Viana (ganhador do Prêmio Jabuti), Stélio Torquato, Bráulio Taraves, Arlene Holanda, Marco Haurélio e Crispiniano Neto. Haverá também apresentações de cordel e rap. 
 

.BiblioSescs (Praça da Palavra e Praça da História) 

Entre shows e contação de histórias, promoverá os Corderlíricos, descrito como batalha de MC's com mistura de rap e embolada, organizada por Lirinha, ex-Cordel do Fogo Encantado, e Gaspar, do Z'África Brasil. Já a sessão Pequenos Sambistas, conduzida pelo ator e compositor Cristiano Gouveia, terá histórias inspiradas em sambistas. Destaque ainda para as histórias rimadas e cantigas da Intervenção Artística – Nas abas do meu cordel, da Cia. da Matilde, e o Bate-Papo: Histórias para bebês. 
 

.Auditório Edições Sesc São Paulo 

Os destaques aqui devem ser o show Filho de Peixe, com Edgard Scandurra, da banda Ira!, e seu filho, Daniel Scandurra, e o debate Laboratório Booktuber, com participação de Tatiana Feltrin, Eduardo Cilto e Pam Gonçalves. 
 

.Espaço Ignácio de Loyola Brandão 

Debates sobre direitos autorais, políticas públicas, lei de inclusão, produção e mercado editorial. A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil está na pauta de discussão. 
 

.Arena de Autógrafos 

Confirmados: Lucinda Riley, Ava Dellaira, Marian Keyes, Megan Maxwell, Jennifer Niven, Kéfera Buchmann, Jout Jout, Many Candy e Chris Melo. 
 

.Arena de Autógrafos 1 e 2 

Os espaços são disponibilizados pela organização para uso de editoras e escritores. 
Estão confirmados Leisa Rayven, Ari Toledo, Renata Frade, Padre Marcelo, Larissa Manoela, Maisa Silva, Paula Pimenta, Rafael Vitt, Júlia Oristanio, Ériko Metzner e Manu Gavassi. 
 
IMPORTANTE: Devido a problemas nas últimas edições da Bienal, desde 2014, a organização do evento decidiu distribuir as senhas para as sessões de autógrafos pela internet no site da bienal.


Confiram alguns autores com presença confirmada para a Bienal




 

Audrey Carlan – sem data confirmada 
Audrey Carlan vem ao Brasil para participar da Bienal do Livro de São Paulo. Audrey é a autora de A Garota do Calendário, série que se tornou um best-seller com mais de 3 milhões de cópias vendidas no Estados Unidos. 

Amy Ewing – sem data confirmada 
Autora do segmento Young Adults e frequentadora da lista de best-sellers do jornal “The New York Times”, a americana Amy Ewing é famosa pela trilogia “A cidade solitária” (Leya). O segundo capítulo, cujo título original é “The white rose”, sai no Brasil em 2016. Já o (previsto) desfecho da saga, “The black key”, chega às livrarias dos Estados Unidos no final do ano. 



Ava Dellaira – 28 de agosto, às 16h, na Arena Cultural 
Publicado no Brasil em 2014, o juvenil “Cartas de amor aos mortos” (Seguinte) já está sendo adaptado para o cinema. Um indicativo considerável do sucesso da autora nascida em Los Angeles. E é a própria Ava quem assina o roteiro do longa. Ela atualmente trabalha na indústria cinematográfica enquanto escreve seu segundo romance, “17 years”, que deve sair em 2018. 

Becky Albertalli – 3 de setembro, às 19h, na Arena Cultural 
Psicóloga de formação, a americana Becky Albertalli é conhecida pelo livro “Simon vs. a agenda homo sapiens” (Intrínseca), que tem como protagonista um adolescente gay de 16 anos que vive o drama de assumir ou não a homossexualidade. A autora também foi, durante sete anos, orientadora de um grupo de apoio em Washington que atendia crianças com não conformidade de gênero. 



J. Sterling – 28 de agosto, às 14h, na Arena Cultural 
Best-seller do jornal “The New York Times”, J. Sterling – é conhecida pelo best-seller “O jogo perfeito” (Faro Editorial). A mesma editora lançou no Brasil “O jogo mais doce” e “Virando o jogo”. Na Bienal, debate com Tarryn Fisher. 

Jennifer Niven – 27 de agosto, às 16h, na Arena Cultural 
Foi apenas aos 46 anos de idade, em 2015, que a americana Jennifer Niven lançou seu primeiro livro voltado aos leitores jovens, “Por lugares incríveis” (Seguinte). Virou best-seller do jornal “The New York Times” e teve os direitos vendidos para 37 países. No ano que vem, estreia a adaptação para o cinema, que tem Elle Fanning (“Super 8”) no papel da protagonista. 



Kevin Hearne – 27 de agosto, às 14h, na Arena Cultural 
Nascido em 1970 no Arizona, Estados Unidos, Kevin Hearne é antes de escritor um fã devoto de “Star Wars”. Escreveu “Herdeiro do Jedi” (Aleph). Também é dele a série de fantasia urbana “The Iron Druid Chronicles”. 

Lucinda Riley – 3 de setembro, às 15h, na Arena Cultural 
Traduzida para 22 línguas em 36 países, a irlandesa é famosa por seus romances históricos. Esta vai ser a segunda Bienal Internacional do Livro de Lucinda, que vem para lançar dois livros: “A garota italiana” (Arqueiro) e o terceiro volume da série “As sete irmãs” (Arqueiro). 



Marian Keyes – 28 de agosto, às 11h, na Arena Cultural 
Nascida em Limerick, na Irlanda, em 1963, a autora é uma das maiores best-sellers do Reino Unido. Traduzida para mais de 20 idiomas, já vendeu 30 milhões de cópias de seus livros, informa seu site oficial. Suas obras mais conhecidas são “Melancia”, “Férias!”, “Sushi”, “Casório?!” e “É agora… ou nunca!”, todos lançados no Brasil pela Bertrand Brasil, do Grupo Editorial Record. Por aqui, os livros de Marian venderam 1 milhão de cópias. 

Megan Maxwell04 setembro, 15:00 - 16:00, Arena Cultural BNDES - Palestra com tema: As "guerreras" de Megan - a força das mulheres nos romances medievais.
Nascida na Alemanha e radicada na Espanha, se dedica aos romances femininos e eróticos há mais de uma década, tendo publicado seu primeiro livro, Te lo Dije, em 2009. Vencedora de mais de dez prêmios literários, entre eles o Prêmio Internacional de Seseña — em 2010, 2011 e 2012 —, seus relatos picantes ganharam fãs em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde a sua trilogia Peça-me o que quiser se tornou um best-seller.  


 

Tarryn Fisher – 28 de agosto, às 14h, na Arena Cultural 
Outra best-seller do “The New York Times”. Além de ter um blog de moda com uma amiga, a americana Tarryn Fisher escreveu a trilogia “Love me with lies”. O volume incial, “A oportunista” (Faro Editorial), chega agora ao Brasil. É sua estreia em português. Depois, virão “A perversa” e “O impostor”. No ano passado, leitores do portal Goodreads colocaram “Marrow”, escrito por Tarryn, em quinto lugar na votação dos melhores do ano na categoria Mistério & Suspense. 

Yeonmi Park – 26 de agosto, às 19h, na Arena Cultural 
A norte-corena escreveu, com ajuda de Mryanne Vollers, a biografia “Para poder viver – A jornada de uma garota norte-coreana pela liberdade” (Companhia das Letras), em que conta sua fuga, aos 13 anos, da Coreia do Norte. Nascida na cidade de Hyesan em 1993, Yeonmi hoje mora em Nova York, nos Estados Unidos, e trabalha na organização Liberty in North Korea (LINK), que atua no resgate de norte-coreanos refugiados na China.






Dica



Em comemoração pelos 2 anos de empresa, a The Gift Box convida para o evento literário "Eu Amo Literatura Nacional"
Um bate-papo informal de fãs para fãs, com grandes autores brasileiros durante a Bienal do Livro de São Paulo. 
Confirme presença e não perca: 
Data: 28 de agosto às 20h 
Local: Auditório Loyola Brandão - Pavilhão de Exposições do Anhembi. 
Autores confirmados: - Tammy Luciano - Danilo Barbosa - Laís Rodrigues - Julianna Costa - Patricia Rossi - Roxane Norris - Lucy Vargas - Janaina Rico 
Apresentação: Elimar Souza Organização: The Gift Box.




https://3.bp.blogspot.com/-yBgwA9_oqAQ/V8OcEffgNLI/AAAAAAAAb9E/53XEOFsCXY8uwL7at5z3eD_ySnQ_zmKAQCLcB/s1600/biena%25C3%25A7sp.png


Postado por Bel 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

CAROS LEITORES:
ESTE ESPAÇO DESTINA-SE APENAS A COMENTÁRIOS SOBRE POSTAGENS.

EQUIPE CLC



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Papo de Leitor (a)

Regras do Chat